Giga Mundo – Casamentos

O universo dos casamentos também aqui, no Giga Mundo!

Quanto custa casar?

Para realizar um grande sonho na vida às vezes e preciso gastar uma boa quantia de dinheiro. Com a cerimônia de casamento não poderia ser diferente. A principal dúvida da maioria das pessoas é quanto custa casar? Será que vale  a pena gastar muito dinheiro com um evento que dura somente algumas horas? Alguns acham que sim outros que não. Veremos a qual conclusão o leitor vai chegar.

Quando as pessoas pensam em casar

Quando um casal decide viver juntos por toda a vida através dos laços do matrimônio a primeira preocupação de quase todos eles é com a quantia que terão de gastar com os preparativos da cerimonia de casamento. Os principais gastos incluem desde a confecção dos convites, até os trajes dos noivos, passando pela festa, ornamentações, aluguel de carros para transportar a noiva, entre outros. O ideal é o casal se reunir e pensar sobre como eles querem que seja a cerimonia de casamento.

Devem definir por exemplo quantos pessoas pretendem convidar, qual o local onde o evento tanto religioso  quanto a celebração se realizará e principalmente de quanto ele dispõem para gastar com o casamento. Segundo especialistas em finanças existe celebração que pode custar desde dez mil Reais até trezentos mil Reais, dependendo da opção pela simplicidade ou pelo requinte e  da condição econômica dos noivos.

Quanto custa casar?

Dinheiro versus satisfação pessoal

Muitas pessoas que observam cerimônias de casamento onde foram gastas verdadeiras fortunas, acham tudo aquilo um desperdício já que o momento do enlace matrimonial só vai durar por algumas poucas horas. No entanto outros acreditam que o momento do casamento é único e deve ser inesquecível não só para os noivos com também para todos seus familiares, amigos e convidados. Alguns noivos optam por uma cerimonia mais econômica pois preferem investir em viagens de lua-de-mel ou então na compra de algum imóvel com o qual vinham sonhando.

Já outros acreditam que a felicidade que a cerimônia de enlace matrimonial traz para eles é muito mais importante do que outros bens de consumo como apartamentos ou carros. Como o ser humano é caracterizado por sua enorme complexidade de emoções  e sentimentos,cada casal em conjunto é que deve pesar os prós e contras e escolher o que melhor se adequa aos seus sonhos, e principalmente o que é conveniente para suas condições financeiras.

Organização financeira

Uma boa sugestão que os especialistas em finanças dão para as pessoas que desejam se casar e querem investir em uma grande comemoração é planejar com bastante antecedência qual o orçamento que irão dispor para cobrir todos os itens que desejam que seus casamentos tenham. Por exemplo, se o casal deseja que haja uma grande decoração com flores naturais devem orçar em vários locais antes de fechar com algum fornecedor.

Vale ressaltar que a escolha de um bom fornecedor  é de extrema importância para que todas as providências que foram tomadas anteriormente saiam a contento. Por isso não adianta nada planejar a cerimônia de casamento vários meses antes se os noivos não souberem encontrar bons prestadores de serviço. De acordo com especialistas em eventos alguns itens se organizados com antecedência podem dar aos noivos uma visão geral de quanto eles irão gastar  ao final da celebração do casamento.

Por exemplo cerca de oito meses antes do matrimônio os noivos já podem começar a fazer o orçamento dos convites, buffet , reservar o local onde será realizado o casamento religiosos, contratar o cerimonial e começar a comprar o enxoval, contratar o profissional de filmagem e de fotografia, definir qual será o lugar escolhido para realizar a festa e reservar o hotel para lua de mel.

Por volta de quatro meses já é  o momento ideal para mandar fazer os convites na gráfica escolhida, comprar os trajes e acessórios dos noivos, selecionar as musicas que tocarão no evento, definir o menu que será servido, fazer a prova da maquiagem, providenciar as alianças do casal.

Nos dois meses que antecedem a cerimônia do casamento propriamente dita é o momento de definir os últimos detalhes, fazer a distribuição dos convites, elaborar a lista de presentes e escolher uma loja para deixá-la, fazer a prova final do vestido no caso das noivas e  verificar se tudo o que foi acordado com os fornecedores chegará em tempo hábil para a celebração do casamento.

Por Salete Dias

TopBack to Top