No passado, mulheres esperavam ansiosas pelo dia do casamento, o momento em que deixariam a casa de seus pais. Hoje, cada vez com maior independência, não somente profissionalmente, mas também socialmente, as mulheres já não mais anseiam tanto assim pelo momento do casamento. Sendo assim, tanto para homens quanto para mulheres fica cada vez maior a dúvida sobre quando casar, quando é o momento certo para pedir, dizer sim ou simplesmente para marcar a data do casamento.
Não é esta uma pergunta muito fácil, mas também não é algo tão “do outro mundo”. O melhor momento para casar provavelmente é quando ambos já se conhecem o suficiente sobre qualidades e defeitos um do outro tal que possa estar certo de que está fazendo a escolha certa (lembre-se, casamento é muito diferente de namoro, você estará assumindo o compromisso de conviver com e para aquela pessoa todos os dias!). Por exemplo: muitos durante o período de namoro acreditam que seu (sua) parceiro (a) apresenta comportamento e/ou pensamentos em concordância com os seus e, com o passar do tempo, pode descobrir que são “completamente opostos”, “água e vinho”, e então poderá perguntar-se se o casamento será a melhor escolha. Sendo assim, é necessário o tempo certo para que se conheçam bem.
Além disso, é importante estarem preparados para tal mudança: a partir de quando se casam e têm suas próprias vidas agora totalmente (ou quase) independentes de seus pais, é bem provável que comecem a perceber o quanto custa uma “vida a dois”. Festa de casamento, aluguel da moradia (ou as parcelas do financiamento), o financiamento do carro, o preço dos móveis, contas de água e energia elétrica, etc. Nada disso é de graça! Então é muito importante estarem preparados também financeiramente e, para isso, nada melhor do que esperar até ambos já estarem trabalhando e então reservarem um pequeno “pé-de-meia”, uma poupança para garantir que poderão arcar com as despesas iniciais e estarem prontos para possíveis incidentes. Lembre-se: dinheiro pode não trazer felicidade, mas a falta dele causa a infelicidade na vida de muitos casais!
E se vocês já se conhecem o suficiente e se prepararam financeiramente o suficiente… O que mais esperar, não é mesmo? Se já há a certeza de que encontrou a pessoa que se ama de verdade e está preparado para as grandes mudanças que virão, esta então é a hora certa para o grande sim e marcar o casamento! E então, pensou bem e já sabe quando vai casar?