Giga Mundo – Casamentos

O universo dos casamentos também aqui, no Giga Mundo!

Giga Mundo – Casamentos Uncategorized Lembrancinhas de casamento

Lembrancinhas de casamento

É quase impossível encontrarmos uma festa de casamento em que não sejam oferecidos aos convidados pequenas lembrancinhas, não é mesmo? Mas será que sabemos por que há tal costume? A história de tais lembrancinhas de casamento já são de longa data e é o que discutiremos agora, bem como algumas opções de lembrancinhas.

História das lembrancinhas em casamentos

Comecemos voltando no tempo, indo até a Europa Medieval, em uma época em que o açúcar era considerado uma fina iguaria – e por isso caro. Assim, pessoas da nobreza começam a dar bombons de amêndoas açucarados aos seus convidados como forma de agradecer por sua presença.

Com o tempo, claro, os tipos de lembrancinhas oferecidos foram variando, mas as mesmas nunca perderam sua importância na recepção de um casamento. Mas foi ali que começaram, há mais de quatro séculos, como um costume da nobreza em sinal de agradecimento bem como desejando sorte aos noivos.

Um pouco mais sobre a origem das lembrancinhas

Como fora mencionado anteriormente, tais “bombons lembranças” eram oferecidos na Europa Medieval, mas não há uma data precisa de quando tal costume começou. Aposta-se, entretanto, que deve ter sido entre o séc. XVI e o séc. XVIII. Nessa época, devido ao valor do açúcar, tal ato representava também um sinal da riqueza daquela família.

Uma outra opção de presente eram os próprios cubos de açúcar, em uma espécie de “bomboniere”, que poderia ser revestida em pedras preciosas e feita de porcelana. É, realmente não se tratava de um costume barato!

Mas ao longo do tempo o preço do açúcar foi caindo, o que permitiu que outras classes sociais também repetissem tais costumes e, aos poucos, as lembrancinhas foram popularizando-se na forma de doces de amêndoas, frutos secos ou mesmo biscoitos.

Lembrancinhas de casamento - um costume da nobreza, hoje popularizado

E um pouco mais da história

Quando tal costume começou a difundir-se em meio às classes mais baixas, as lembranças eram entregues ainda no início da cerimônia, tal que os convidados poderiam degustar seus mimos durante a realização do casamento.

Os bombons de amêndoas ficaram mais conhecidos como “amêndoas do Jordão”, mas não foram (nem são hoje) a única opção para tais mimos para os convidados – há vários tipos, desde guloseimas a itens decorativos. A criatividade é o único limite.

E por que repetimos esse costume ainda hoje?

Além de se tornar um meio dos noivos agradecerem ao convidados por sua presença, o costume de dar tais presentes tornou-se uma forma de não somente desejar muita sorte e sucesso aos noivos, mas também dividir um pouco da mesma com seus convidados.

Assim, da era medieval até os dias de hoje, dar lembranças em seu casamento é uma forma de pedir por muita boa sorte – bem como dividi-la com os ali presentes.

Assim, em certas ocasiões, são os próprios noivos que entregam a cada mesa de convidados um ou dois brindes de seu casamento.

Opções de brinde para o casamento

Apesar de terem começado como doces e outras iguarias, há os mais diversos tipos de itens que podem se sair bem no papel de brindes aos convidados.

Assim, atualmente buscam-se opções mais práticas e duradouras, que possam estar mais próximas dos convidados em seu dia-a-dia, ajudando-os a lembrar daquele momento tão único na vida daquele casal.

Algumas opções de brindes

Uma primeira opção de lembrança moderna é dar copos personalizados aos convidados, que podem inclusive fazer parte da decoração do casamento. Pode ser uma xícara de café ou um copo de vinho, por exemplo. Além disso, pode ser usado para decorar as mesas, preenchida com doces.

Porta-retratos

Outra opção bastante usada hoje e que se assemelha ao uso de copos personalizados é o porta-retratos personalizado, um item que pode ser facilmente confeccionado por empresas que personalizam brindes nos mais diversos materiais.

Brindes sonoros

Outra opção de brinde a ser oferecido aos convidados são sinos, que poderão lembrar a todos do momento mágico em que os noivos dão-se um beijo após a realização do enlace matrimonial. Podem ser sinos prateados ou dourados.

E atenção: Quem deseja casar deve buscar opções de lembrancinhas de casamento que sejam não somente bonitas, mas duradouras e úteis, de tal forma que se acaba por criar um novo significado para aquelas lembranças.

TopBack to Top