No passado, os casamentos ficavam registrados por algumas dezenas de fotografias. Atualmente, com a popularização da tecnologia, ter sua festa de casamento filmada e gravada em um DVD, que poderá ser assistido quantas vezes quiser ao longo de sua vida, ficou muito mais fácil e barato. Sendo assim, não há motivos para que as pessoas não consigam aproveitar a oportunidade e terem suas próprias filmagens de casamento, não é mesmo? Bem, para que tudo seja um sucesso, você precisará cumprir a sua missão…
Missão #1 – encontrar uma boa produtora
Não se pode encontrar uma boa produtora ou profissional independente que trabalhe com filmagens quando não se sabe quais parâmetros devem ser analisados – e avaliar baseando-se somente no preço do serviço pode ser um verdadeiro tiro no pé. Lembre-se que uma vez realizado o casamento não haverá outra oportunidade para refazer a filmagem de seu casamento, caso você se arrependa.
Aproveite a oportunidade para pedir indicações de bons profissionais a amigos e parentes que tenham se casado recentemente. É interessante aqui que se aceite indicações somente de profissionais com quem essas pessoas tenham realmente trabalhado, caso contrário estará mais uma vez no escuro, ao receber indicações cujos trabalhos não foram realmente avaliados.
Na hora da visita a uma empresa ou profissional você precisa estar muito atento: eles irão apresentar-lhe os melhores momentos de algumas de suas filmagens, mas somente os melhores realmente. E não dá para se ter certeza de todo o seu trabalho somente a partir de cinco ou dez minutos de uma gravação, peça para ver a filmagem completa da festa de casamento, só assim saberá se o trabalho é realmente bem feito ou não. Confirme também quem irá realmente fazer a gravação – algumas produtoras contratam freelancers para fazer a filmagem no dia, o que significa que pode haver um controle menor sobre a qualidade final.
Busque saber também quais os equipamentos que serão empregados no dia, confira a qualidade dos mesmos e converse ao máximo sobre o local em que a festa e a cerimônia serão realizadas para que eles saibam melhor sobre as condições em que estarão gravando o evento.
Mais algumas sugestões
Apesar da importância de todos esses detalhes na hora de escolher a equipe para filmagem, o seu verdadeiro primeiro passo deveria ser inteirar-se com os responsáveis pelos locais da festa e da cerimônia se a escolha da equipe de filmagem é livre ou se eles possuem algum parceiro responsável por isso. Em alguns casos, nem mesmo é permitida a contratação de outra equipe para a filmagem do casamento! Bem, agora vejamos mais alguns detalhes importantes quanto às filmagens de casamento…
Quais as opções de pagamentos disponíveis para os clientes? Somente uma câmera será empregada ou mais de uma câmera estará disponível no dia, tal que captações diferentes possam ser feitas ao mesmo tempo? Será oferecida a opção de escolha de músicas para compor o fundo sonoro da gravação? Quais softwares serão usados na edição da gravação?
Quanto mais informações você tiver à sua disposição, mais próximo da certeza de uma boa filmagem de seu casamento você estará!