Quem não gostaria de guardar aquele momento especial para sempre? E para isso, nada melhor do que uma boa filmagem, não é mesmo? E é exatamente isso que muitas pessoas decidem fazer quanto aos seus casamentos, afinal de contas espera-se que este seja um momento único e muito especial para os noivos. Sendo assim, os noivos recorrem a serviços de filmagem de casamento para o registro do mesmo, mas é bom tomar um certo cuidado na hora de escolher o profissional ou empresa certa para isso. E se o orçamento está um pouco apertado, é possível encontrar uma filmagem de casamento barata e com boa qualidade.
Como identificar um profissional ou empresa de qualidade
Alguns escolhem a equipe que irá filmar o casamento baseado somente no preço de seus serviços, uma decisão muito ruim. Uma filmagem feita de forma inadequada não poderá ser corrigida posteriormente, sendo assim, dê uma atenção muito maior à experiência e qualidade dos trabalhos já realizados por aquela equipe a fim de determinar se ela é a certa para o seu casamento. Entretanto, quando precisamos dos serviços de algum profissional do tipo e estamos com um orçamento um pouco apertado, com um pouco de paciência e “pechincha”, é possível encontrar ótimas opções para o casamento.
Caso não conheça nenhuma produtora ou profissional independente que possua qualidade suficiente para tal trabalho, pode-se pedir indicações de amigos e familiares a fim de identificar uma boa opção. Pode-se perguntar a pessoas que casaram recentemente e requereram serviços de filmagem – e ficaram contentes com o que receberam, claro. Mas não fique limitado somente à indicação que lhe foi feita – nunca se sabe se a indicação é realmente porque há qualidade no trabalho ou se é algum parente ou amigo daquela pessoa que trabalha na área e somente por isso foi indicado, não é mesmo?
Contratando a produtora
Você conferiu o trabalho, aparenta ser de grande qualidade e está pronto para fechar o acordo com eles. Calma, é necessário que se certifique de algumas coisas antes de considerar esta como uma tarefa concluída com êxito. Por exemplo, você precisa garantir que a equipe terá realmente a qualidade apresentada por eles. Por exemplo, é comum que funcionários da produtora selecionem os melhores momentos de uma filmagem para apresentar a possíveis clientes. Entretanto, você não deveria escolher baseando-se somente nos melhores momentos, e sim a partir de toda a filmagem, então requeira assistir a filmagem inteira do casamento. Além disso, confirme (tendo isso inclusive no contrato) quem filmará o seu casamento, pois é comum empresas que trabalham com filmagens contratarem profissionais freelancers para fazer a gravação no dia – e então todo o seu trabalho será em vão.
Outro ponto a considerar é quanto à educação e simpatia dos profissionais encarregados da filmagem. Lembre-se de que eles precisarão estar na cerimônia e festa de casamento todo o tempo, em contato com familiares e convidados.
Peça também informações sobre o equipamento que será empregado na filmagem do casamento, afinal de contas, a qualidade dos mesmos também importa muito para que a gravação fique perfeita. Procure saber também quem fará (e como será feita) a edição e finalização da filmagem.
Outras considerações
Antes de contratar uma equipe para a filmagem, certifique-se de que os locais onde serão realizadas a cerimônia e a festa não possuem alguma restrição, obrigando-o a contratar uma equipe de filmagem que lhes seja parceira, não sendo possível portanto a contratação de uma equipe externa. Isso é muito importante a fim de evitar o desgaste de uma rescisão contratual.
Verifique também quais as formas de pagamento disponíveis, bem como o número de câmeras a serem empregadas na filmagem no grande dia. Peça-lhes ajuda também para saber antecipadamente quais os momentos da cerimônia e da festa que precisarão ser registrados a fim de que a filmagem apresente o máximo possível dos acontecimentos. E pergunte também se é possível selecionar algumas músicas de fundo para a gravação, bem como o tempo de duração estimado e quando o trabalho estará pronto.
E apesar de todos os cuidados, deve-se sempre lembrar que uma filmagem de casamento barata possivelmente não terá o mesmo nível de qualidade de uma com preço superior, uma vez que os custos de certos aspectos da filmagem não podem ser reduzidos (por exemplo, custo de equipamentos, de pessoal, etc.), entretanto você tem todo o direito de exigir aquilo que foi definido em acordo!
Agora sim, seguindo todas essas orientações, poderemos ter uma filmagem de casamento perfeita para sempre lembrar como começou aquela “história de final feliz”.