Como organizar um casamento
E aí está o seu grande dia vindo: já estão noivos, casamento em mente e… espere! Como organizar um casamento, se você nunca preparou um? Calma, não entre em crise, você perceberá que, com bastante antecedência, paciência e disciplina, poderá ter o casamento dos seus sonhos.
A primeira coisa e se preocupar é quanto ao tempo: quanto mais tempo tiver para o grande dia do casamento, melhor. O ideal é que você comece todos os preparativos para o casamento um ano antes! Assim, poderá procurar os melhores preços, verificar a qualidade dos serviços prestados e ter maiores opções (quanto mais próximo da data, menos salões e buffets estarão disponíveis para aquele dia, por exemplo).
Além disso, se você quer que tudo saia realmente como o planejado, é bom comprar uma agenda ou um caderno pequeno exclusivamente para o planejamento do casamento e use-o durante todo o planejamento e preparação do casamento. Esta agenda ou caderno será seu grande aliado nessa longa jornada, não se descuide dele!
Após o tempo, a próxima grande variável crítica é, claro, o dinheiro: você precisa conversar com o(a) noivo(a) e com seus pais estabelecer um orçamento que considerem razoável para empregar em seu casamento. Lembre-se que este será um dia muito importante para a sua vida, mas não valerá a pena uma festa muito suntuosa se isso acumular dívidas que poderão levar a muitas discussões após o casamento!
Aproveite o momento e já decidam aonde pretendem morar após o dia do casamento, quanto gastarão com mobília, eletrodomésticos, etc. assim, podem já planejar as duas coisas ao mesmo tempo (mais dores de cabeça agora para evitar muitas outras depois!). É bem melhor do que casar para, só então, perceber que não sabem onde irão morar, não é?
Se o orçamento for flexível o suficiente, contrate uma assessoria de casamento. Caso contrário, não se preocupe, criatividade, paciência e tempo suficiente para as tarefas são suficientes para que seu grande dia não perca o brilho.
Está com sua agenda em mãos? Liste todas as tarefas: das visitas aos buffets para degustação e levantamento de orçamentos, preparação da decoração para o casamento, tudo deve ser minimamente detalhado, planejado e executado. Pecar pelo excesso, nessa hora, poucas vezes é visto como um erro. Listou todas as tarefas mais importantes? Agora subdivida-as em tarefas menores. Faça isso até que cada item seja ridiculamente fácil de entender e executar. Agora, junto com seus pais, noivo(a) ou outra pessoa que esteja interessada em ajudá-la(o), ordene as subtarefas na ordem em que deveriam ser executadas e mãos à obra!
E aproveite que está com sua agenda em mãos e faça nela uma planilha de gastos manual (ou use seu computador para isso, se preferir), de forma que possa estimar da melhor forma possível quanto custará cada coisa (você terá uma melhor noção na medida em que for pegando os orçamentos para cada coisa ou fechando contrato com cada um) e assim saber se tudo está dentro do planejado.
Hora de levantar o orçamento para cada coisa e assim decidir? Para cada item importante da sua lista (buffet, salão, decoração, etc.), visite ao menos fornecedores/empresas, verifique a qualidade do serviço e busque sempre saber qual o melhor preço e tudo o que estará incluso. Mais tarde, avalie por meio do custo x benefício quais são as melhores opções e escolha uma delas.
Dicas para economizar no casamento
Claro, não estamos tratando aqui somente sobre como organizar um casamento, mas também sobre como fazê-lo no melhor custo x benefício possível. E a primeira coisa a se considerar é quanto à formalidade: quanto mais formal, mais caro será o casamento.
Em cada orçamento, não deixe vaga a ideia sobre o que deseja: seja bastante específica quanto ao que quer, não dando assim oportunidade para o fornecedor, mais tarde, possa agir de má fé dizendo que um item ou outro não fora incluído no preço combinado. E, claro, exija tudo num contrato, devidamente elaborado e especificando tudo o que foi acordado.
Cuidado também com convites sofisticados demais: eles costumam ser bastante caros! Um modelo mais simples sem perder a elegância poderá cumprir bem o seu papel.
Quanto ao vestido de casamento, aqui vai outra dica: prefira alugar, não comprar. Você não utilizará o mesmo em nenhuma outra ocasião, sendo assim, ficará muito mais barato alugando que comprando-o. Esta regra também serve para vários outros itens de sua lista de itens para o casamento: prefira sempre alugar.
Há muitas outras dicas que poderíamos compartilhar para que você saiba como organizar um casamento da melhor forma possível, mas as dicas aqui apresentadas já lhe dão uma boa imagem de como pode lidar com tudo isso. Agora, boa sorte em seu casamento!
Por Christiano Santos