Giga Mundo – Casamentos

O universo dos casamentos também aqui, no Giga Mundo!

Giga Mundo – Casamentos Uncategorized Cerimonial de casamento

Cerimonial de casamento

O cerimonial de casamento é uma forma comum de celebração em que um casal segue as leis e os procedimentos especificados pelo país onde vivem, a fim de obter o reconhecimento de seu casamento. Ele tem frequentemente diferentes formas, refletindo particulares pontos de vista religiosos e seguindo o estilo do casal.

Sugestões para tornar a cerimônia de casamento melhor

Os noivos devem designar uma pessoa para planejar o cerimonial de casamento: O planejador da festa geralmente lida com isso, mas um amigo da família também pode cumprir esse papel.  O organizador deve saber tudo sobre a cerimônia, até a música que será tocada. Essa pessoa deve estar informada também sobre todas as linhas para a procissão, pois se a procissão estiver atrasada ela terá de informar aos músicos quanto tempo a mais será necessário continuar tocando.

Quando todos estiverem prontos, o organizador dá um sinal aos músicos para começar. Depois disso, o organizador sinaliza a cada pessoa o momento apropriado para prosseguir. Isto pode parecer simples, mas requer muito cuidado para que não haja problemas logo na entrada da noiva. Após a procissão, o trabalho do organizador está completo. Os músicos continuarão com o restante das sugestões de músicas, seguindo o protocolo.

A procissão não deve ser excessivamente longa ou muito curta. Se os noivos fizeram uma festa muito grande e têm um longo corredor, a procissão pode levar muito tempo. Neste caso, eles devem considerar se possível, o emparelhamento dos padrinhos e madrinhas. Outro método eficaz é enviar sucessivas damas de honra antes da noiva entrar.

O organizador deve se certificar de esperar que a última pessoa percorra todo o caminho até o altar, para a noiva e seu acompanhante poderem usar o corredor inteiro que os levará até lá. Por outro lado, se os noivos tiverem uma passagem curta e uma festa de casamento mais simples, a procissão desse modo, deve ser também curta. Neste caso, cada pessoa caminhará por todo o comprimento do corredor, mas terá que prestar atenção para não caminhar nem muito rápido nem muito devagar.

A música deve ser selecionada com um propósito. Os noivos que possuem bom poder aquisitivo podem deixar tudo a cargo de uma empresa organizadora, que se encarregará de selecionar a música adequada tanto para a cerimônia religiosa quanto para o coquetel, porém não devem esquecer que a palavra final deve ser sempre a deles. Normalmente as empresas especializadas oferecem o melhor conselho musical, mas no casamento quem deve tomar a decisão final é o casal.

A melodia deve contribuir para a entrada nupcial ser impactante. Pode começar, por exemplo, com uma música prelúdio de meditação para relaxar os convidados, enquanto eles estão sentados. Pode ser usada uma variedade de estilos para que todos se sintam incluídos ou para todos os gostos, preparando-os para a procissão. O organizador deve decidir quando concluir a música de entrada da noiva. Às vezes, a noiva prefere o silêncio ou ela pode querer que a música continue até depois de sua entrada.  As músicas devem ser executadas nos ritmos adequados.

Música para interlúdio: os serviços da instituição religiosa, geralmente exigem música interlúdio. No entanto, a maioria dos noivos não deseja esse tipo de música. Ocasionalmente, uma pequena seleção é escolhida, mas a maioria das vezes, isso é feito em silêncio.

Cerimonial de casamento, um momento para ser lembrado sempre

A Procissão

Aqui está a ordem processional cristã tradicional:

Entrada de avós e mães
O noivo é melhor entrar de lado e esperar.
O padrinho deve andar ao lado ou vai caminhar até o altar acompanhado por uma dama de honra.
A dama de honra que vai ficar mais distante da noiva no altar vai caminhar até o altar em primeiro lugar. Seguido pelas outras damas de honra.
O portador do anel caminha pelo corredor no momento seguinte. (geralmente, eles ficam sentados com seus pais depois que chegam ao altar).
A Dama de honra caminha até o altar.
A noiva faz sua grande entrada e caminha para a esquerda de sua escolta.

Dica moderna de cerimonial de casamento

Se os noivos são pessoas modernas e gostam de inovar aí vai uma boa sugestão: cerimônia de areia, que é usada para casamentos ao ar livre. Esse cerimonial de casamento é realizado da seguinte maneira: para representar a noiva e o noivo, são preenchidos dois vasos com areia de cores diferentes.

A noiva e o noivo em seguida, despejam a areia em um terceiro recipiente. Isso representa a mistura dos corações e da vida do casal. Outras variações são possíveis. Para incluir filhos de relacionamentos anteriores basta dar a cada criança um recipiente de areia de cor diferente. As crianças, então, misturam suas areias com de seus pais para simbolizar a união das famílias.

Por Salete Dias

TopBack to Top