Giga Mundo – Casamentos

O universo dos casamentos também aqui, no Giga Mundo!

Casamento barato

Muitas pessoas que vão se casar optam por um casamento mais barato, mas nem por isso menos elegante ou alegre. Neste artigo veremos algumas sugestões criativas para que o casal possa gastar menos com a cerimônia de casamento, e investir mais dinheiro em outros itens que considerarem mais importantes em suas vidas.

Sugestões para um casamento barato

1. Limitar a lista de convidados do casamento

Esta primeira etapa é a mais difícil, mas também a mais importante, porque a maioria das despesas totais que os noivos vão ter vai depender dessa lista. Os noivos que optarem por um casamento barato devem estar cientes de que terão de limitar a sua lista de convidados, ou pelo menos reduzir a lista de convidados da recepção. Talvez um primo distante que mal conhece ou um amigo que nunca mais tenham visto sejam os principais candidatos para exclusão dessa lista.

Uma lista de convidados menor reduz o dinheiro que os noivos irão gastar com comida e bebida e o tamanho do salão da festa que o casal vai precisar alugar também será menor, reduzindo também as despesas com a decoração. Os noivos precisam realmente diminuir sua lista de convidados, se realmente quiserem ter um casamento de baixo custo.

O ideal é convidar os parentes e os amigos mais próximos de cada um dos noivos. Esta decisão pode ser difícil, mas o casal deve tentar convidar somente aqueles que estiveram perto deles ao longo dos anos. Esta com certeza é a parte mais difícil de manter os custos do casamento mais baixos, pois alguns membros da família podem ficar chateados com os noivos.

2. Encontrar um salão de festas que seja flexível na negociação

Esta é a chave para um casamento barato, por duas grandes razões: em primeiro lugar, os salões de festa bons não darão aos noivos descontos de preços para um evento no final de semana, porém nos outros dias os custos podem cair pela metade em comparação com um sábado, por exemplo.

Os sábados são geralmente mais caros para alugar, seguido pelo domingo e sexta-feira. Alguns locais ainda podem negociar o preço se a recepção for durante a semana, por isso não faz mal se casar em um dia comum da semana se os noivos encontrarem um salão de festas que desejam a um preço mais barato.

Em segundo lugar, talvez reduza ainda mais o custo se os noivos encontrarem um salão que permita que eles usem seus próprios fornecedores. Muitos salões de recepção exigem que a pessoa compre seus alimentos e bebidas, ou eles cobram uma taxa para deixar alguém entrar e fazer isso. Os noivos devem tentar encontrar algum que não faça isso.

Um casamento barato pode ser solução para seu orçamento

3. Escolha seu próprio buffet

Os noivos podem optar por outro tipo serviço que não seja os comumente oferecidos pelos buffets tradicionais. Por exemplo, podem optar por encomendar a bebida e a comida que será servida no casamento em um restaurante que eles conheçam, ou outro local que eles saibam que o serviço é de boa qualidade. Normalmente, os buffets para casamento são caros, mas se o casal tiver disposição deve tentar negociar também com um ou outro para diminuir o preço.

4. Os noivos devem planejar o próprio casamento

Planejar um casamento não dá muito trabalho, além de os noivos também poderem cortar um custo enorme, se tivessem que contratar alguém ou uma empresa especializada para fazer a ornamentação da cerimônia matrimonial. Planejando o casamento, os noivos podem ter acesso a todos os custos dos fornecedores e fazer comparações. Neste caso, o casal pode controlar cem por cento do orçamento previsto para a cerimônia, e isso será fundamental para fazer uma celebração matrimonial ficar mais barata. Outro aspecto também muito gratificante para os noivos é que eles terão a oportunidade de cuidar de todos os detalhes do evento mais importante de suas vidas.

5. O casal deve ser seu próprio DJ

Há músicas que normalmente os noivos não gostariam de ouvir no dia do casamento, e também existem as músicas que os noivos gostariam que tocasse nesse grande dia.  Por que então, os próprios noivos não podem ser os DJs de sua festa? Além de ser muito mais divertido para eles e os convidados, eles vão economizar muito com os custos da contratação de um DJ oficial ou de uma banda de músicos para tocar no casamento.

Considerações finais

Os próprios noivos devem acompanhar todos os gastos que envolvem os itens do casamento e priorizar o que é mais importante para eles.

Por Salete Dias

TopBack to Top